Programa Território Médio Juruá realiza oficina de gestão de resíduos e proteção ambiental

Nos dias 14 a 17 de dezembro de 2019, na comunidade São Raimundo, mais de 80 Agentes Ambientais Voluntários (AAV), jovens e lideranças comunitárias de diversas comunidades da Resex Médio Juruá, da RDS Uacari e da Área de Baixo do município de Carauari-AM, participaram da oficina de Gestão de Resíduos Sólidos e o papel do AAV como agente de transformação da realidade local através da Educação Ambiental. A oficina foi conduzida pela equipe técnica da Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (AMECSARA).

“As comunidades e as associações têm uma preocupação muito grande com o lixo. Por isso, solicitamos essa oficina para nos ajudar a pensar na destinação e para sensibilizar os jovens. E deu super certo!”, explicou Raimundo Nonato, presidente da AMECSARA. 

A oficina abordou técnicas de redução dos resíduos, a separação do que pode ou não ser reciclado e potenciais usos para esses materiais, como trabalhos artísticos. Os participantes avaliaram diversas situações de conflito pelos recursos naturais encontrados pelos AAVs durante suas ações no território. A partir disso, puderam criar estratégias para aumentar a efetividade das ações. Também foram discutidas legislações ambientais e foi montado um plano de ação para levar as informações para mais comunidades e para melhorar a gestão dos resíduos, incluindo sensibilizar as comunidades sobre o uso de agrotóxicos. 

Veja mais sobre a oficina em vídeo produzido pelo grupo de Educomunicação do projeto Jovens Protagonistas, que tem apoio do Programa Território Médio Juruá: