Instituto Juruti Sustentável fortalece parcerias na Amazônia Legal

Uma nova fase de avanços foi registrada em meio ao 2° Encontro de Sustentabilidade

Dezembro, 2022 / Janeiro, 2023 - Parceiros que apoiam as iniciativas do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) na região oeste do estado do Pará fizeram no final de 2022 visitas técnicas avaliativas a ações desenvolvidas nos territórios dos Projetos Estaduais de Assentamento Agroextrativista (Peaex) Prudente Monte Sinai e Curumucuri e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jará. 

As visitas aconteceram no mesmo período do 2º Encontro de Sustentabilidade de Juruti, que contou com a participação de mais de 330 pessoas de diferentes setores, como o poder público, secretarias municipais, beneficiários do projeto, lideranças comunitárias e representantes de associações. 

Durante o encontro, houve o lançamento do primeiro edital do Banco Juruti Sustentável (BANJUS), que atenderá associações, cooperativas, pequenos negócios e agricultores familiares. Participaram das atividades representantes da USAID/Brasil, da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e apoiadores de iniciativas do Projeto Ingá - Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia. 

O projeto Ingá tem como objetivo garantir a conservação dos recursos da biodiversidade a partir da gestão territorial e do empreendedorismo socioambiental, fortalecendo o desenvolvimento local no município de Juruti. É implementado pelo IJUS, com investimentos da USAID, Alcoa, Instituto Alcoa, PPA, Instituto Vitória Régia (IVR) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), além de parcerias locais.

Entre os resultados, o Ingá possibilitou a entrega de 26.300 sementes aos agricultores, a realização de 40 análises de solo, a implementação de 1 viveiro de mudas e de 4 sistemas de irrigação, além da criação do Observatório de Indicadores. Também foram realizados dois diagnósticos socioambientais e o georreferenciamento de 27 hectares de áreas de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e de 39 hectares de áreas de preservação. 

Para Catherine Hamlin, diretora do Programa de Meio Ambiente da USAID/Brasil, foi interessante ver de perto a implementação das intervenções e as perspectivas dos produtores durante o  encontro. “Fiquei impressionada com a participação dos membros da comunidade no Encontro de Sustentabilidade. Houve muito interesse, muitas perguntas e elas (as comunidades) têm uma voz muito importante em termos de quais são suas necessidades e prioridades. Nas visitas gostei de ver os empreendimentos que já começaram, além dos modelos de SAFs dos produtores”, disse.

Adeílson Souza, agricultor beneficiado pelo projeto na comunidade Batata, contou os avanços que obteve desde o início das atividades. “Estamos felizes de estarmos juntos com os parceiros, como a USAID, PPA e a diretoria do IJUS. O projeto é muito bom, vai dar certo. Na minha propriedade, por meio dele, já temos melancia para consumo próprio, mamão, que está dando frutos, e vamos complementar com outras plantas, como maxixe, jerimum, maracujá, para trazer recurso financeiro.”

Outro produtor beneficiado, Luciano Andrade mora no sítio Varre Vento, na APA do Jará, e lembrou como era antes: “A mandioca, a gente plantava e deixava lá. Se chovesse, tudo bem. Se não, precisava replantar. O Projeto Ingá trouxe ideias de plantio e replicamos na mandioca, açaí e outras plantações”, afirmou.

Denyse Mello, gerente de projetos da PPA, destacou a importância da visita. “A primeira fase do projeto está em finalização. Viemos realizar a avaliação do desempenho da sua condução por meio da percepção dos beneficiários, parceiros locais e equipe do projeto, assim como identificarmos se os resultados almejados foram alcançados satisfatoriamente. Também aproveitamos a visita para dialogar com parceiros sobre a próxima fase. Vale ressaltar que ficamos felizes em ter participado do 2º Encontro de Sustentabilidade de Juruti, promovido pelo IJUS, pois tivemos oportunidade de nos apresentarmos à sociedade e contribuir na conversa sobre o papel das parcerias no desenvolvimento da Amazônia.”

O diretor do IJUS, Gustavo Hamoy, destacou a oportunidade de dialogar com os beneficiários. “Um ponto alto das visitas de monitoramento das ações do Projeto Ingá foi quando os parceiros de fora, como USAID e PPA, e também nós da diretoria do IJUS, ouvimos e vimos, olho no olho, o depoimento, o testemunho e a importância do comunitário beneficiado com impacto no dia a dia das ações. Foi muito gratificante ter este momento compartilhado nos diálogos no local.”

Saiba mais sobre o Ingá em PPA e IJUS.