Nossa Terra: Gestão de Terras Indígenas no sul do Amazonas

Dedicado a formar lideranças locais, o IEB também atua no fortalecimento de organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. Por meio de ações educativas, incorpora os saberes de parceiros, as diferentes culturas e as técnicas populares.

Na PCBA, juntamente com a OnG Operação Amazônia Nativa (OPAN), o IEB apoia a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) no sul do Amazonas. Trabalhando diretamente com associações indígenas, o projeto busca fortalecer a capacidade dessas organizações para que se tornem mais eficientes em autogestão e gerenciamento de projetos. O IEB gerencia um fundo para pequenos projetos criados pelos indígenas, que atendem às necessidades de gestão mais imediatas em seus territórios.

Com sua experiência em capacitação, o IEB também busca ampliar a sustentabilidade das cadeias produtivas da Castanha do Brasil, do pirarucu e de outros produtos não madeireiros advindos dessas comunidades.

Foto: IEB