Programas de capacitação fortalecem produção de açaí realizada por indígenas

Cadeia de beneficiamento do produto ajuda a conservar a floresta em pé

Agosto, 2022 - A coleta do açaí na Terra Indígena (TI) Rio Branco, na Amazônia, está sendo realizada até meados de agosto, mas há alguns meses jovens, mulheres e outras lideranças já vêm participando de capacitações visando a adoção das melhores práticas para o beneficiamento do produto. 

As atividades foram realizadas pela associação indígena Doá Txatô e pela Cooperativa dos Povos da TI Rio Branco, envolvendo mulheres e jovens que trabalham com a cadeia do açaí. Houve capacitação nas aldeias Serrinha e São Luiz, além de uma etapa na  agroindústria, onde os participantes conheceram mais sobre o funcionamento, gestão e controle da atividade.

As ações são desenvolvidas dentro da “Iniciativa Açaí”, que tem o objetivo de estruturar a cadeia produtiva do fruto e atuar desde a capacitação dos indígenas envolvidos até o apoio logístico à unidade de beneficiamento, instalada na aldeia São Luiz, no município de Alta Floresta d’Oeste, no Estado de Rondônia. 

A “Iniciativa Açaí” integra o projeto Cadeias de Valor Sustentáveis, fruto de parceria entre USAID/Brasil e o governo brasileiro que envolve 12 organizações trabalhando no fortalecimento das cadeias de quatro produtos (além do açaí, inclui a castanha-do-Brasil, o pirarucu e a madeira de manejo comunitário). Apoiado pela Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB),  o projeto é implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com apoio técnico do Serviço Florestal dos Estados Unidos, além de uma rede de parceiros, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“As capacitações promoveram o envolvimento de jovens e mulheres também de outras comunidades que buscaram entender técnicas e conhecimentos aplicados às boas práticas na coleta e beneficiamento do açaí. Esse trabalho instigou os jovens a cuidar dos açaizais, mantendo a ideia de não derrubar as árvores e ter a prática sustentável como uma alternativa de renda, fortalecendo a produção na agroindústria e gerando mais oportunidades de mão de obra para o processamento”, conta Keli Réggias Dias, técnica do Pacto das Águas, responsável pela co-gestão do projeto do açaí juntamente com a Doá Txatô.

No início de 2021, a “Iniciativa Açaí” lançou uma marca – “DoAçaí” – para comercializar a produção de polpa do fruto feita pelos indígenas.

O açaí é o produto não madeireiro mais extraído na região amazônica, com relevante papel na geração de renda sustentável para famílias indígenas e de comunidades tradicionais que vivem na floresta. É uma das cadeias produtivas com participação intensa de mulheres.

Fruto de uma palmeira, o açaí é rico em vitaminas (A, E, D, K e B1 e B2), minerais (cálcio, magnésio e potássio, ferro), antioxidantes e óleos essenciais. Sua colheita é uma prática indigena ancestral, que agora vem sendo fortalecida pelas novas tecnologias empregadas.

Acompanhe as novidades da iniciativa por meio do Instagram “DoAçaí”.